Tuesday, April 27, 2010

Anedota Sofisticada

(na esplanada de um café)
- ... e então o niilismo tornou-se o sinal da crise de valores em que hoje vivemos. Primeiro passo para a auto-devorarão, a sociedade colapsou sobre si tendo como principal motor a abolição dos alicerces históricos. Nietzche foi o apóstolo a quem ninguém ouviu, só porque provou a morte de Deus. Hoje em dia não há nada mais evidente do que a sua palavra.

- E homem ficando sozinho consigo começou a flagelação de si. É irónico que os valores pelo quais uma sociedade se vale não são axiomáticos pela lógica de que tanto nos orgulhamos. A valorização de um valor, sendo essa valorização necessariamente subjectiva, pois é a projecção externa do interno, é totalmente alógica, como um gosto ou a própria personalidade de uma pessoa.

- Exacto. O fatalismo não deve ser confundido, contudo, com o pessimismo. Antes reorganiza o caótico que são as ruínas de dois milénios de filosofia e arte destruídas face à claridade da sua inutilidade.

- Talvez esteja intrinsecamente ligado ao gene que nos marca a hora da morte. O absurdo do maluco que grita aos céus que não compreende a sua cor azul.

- Precisamente: o azul é difícil de definir.
(ambos os amendoins se descacam a rir)

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home