Friday, April 11, 2008

Bem-vindos à Igreja da Terceira Revelação

E aqueles falhados que comentam no seus blogs filmes e livros; escrevem poemas e contos e postam fotografias? Pensam que só por estar empestada de pornografia, a internet está preparada para suportar o degredo que são, nas suas notas sobre a sua vidinha insípida. Que giros e tão sem-vida. Enfim...

Hoje venho falar dum filme, repleto de assunto, mas que a maioria não vê para além da actor principal, com parcial razão, vencedor de Óscar de Melhor Actor em 2008, de seu nome, (Sir.) Daniel Day-Lewis. Num breve reparo, o único adversário digno de nota de Daniel seria, claramente, Viggo Mortensen em Eastern Promisses, mas nem esse conseguiu uma perfomance marcante o suficiente para se comparar à personagem que é Daniel Plainview. Falando agora do filme, cujo tratamento de imagem é fantástico, no mínimo, e que por isso levou o Oscar para melhor Cinematrografia, que sendo quase biográfico, não deixa de ser cativante perscrutar as diferentes camadas de que é feita a personagem principal, principalmente na sua entoação de falas de pura genialidade, na expressão facial severa e no entanto paternal, e no seu constante mancar que lhe atribui uma falsa imagem de inferioridade.

Na realização, temos oners quase constantemente, que, contrariando assim a quem achou o filme lento, demasiado comprido até, dá um elevação exponencial ao trama e nos dá a ver de que é feito um bom actor numa ainda melhor personagem. Quanto à música, temos uma composição que satisfaz bastante, mas não nos deixa a babar como a de The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford, by Nick Cave. Já agora, para quem achou o vencedor para Melhor Actor Secundário devidamente entregue a Javier Bardem, vejam Casey Affleck no filme último citado e corem de vergonha por ser uns incultos. Sim, Javier retrata uma personagem assustadoramente implacável e insensível com um corte de cabelo quase ridículo que, entrando em completo choque com a sua personalidade, nos deixa aterrados mas intrigados. Contudo, Casey é mais com seu Robert Ford, simplesmente.

As melhoras

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home